terça-feira, 30 de junho de 2009

Aforismos

As relações humanas são universos nebulosos de fatos objetivos e subjetivos. Todas as filosofias são limitadas. Alguns estados de consciência mostram coisas que você nunca viu em si e em outros, e este estado não precisa necessariamente ser positivo. A transcendência extrapola os limites pré-concebidos. Todo raciocínio é um erro. Errar e ver o erro são alguns materiais úteis para evoluir. Concepções prévias são fantasias. A imaginação mal empregada entorpece. Ser humano é ser uma fraude.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aforismo

“Todos” quase sempre está em terceira pessoa.

sábado, 27 de junho de 2009

Dons Humanos?

O artista concebe o divino.
O dom da arte manifesta-se assim como o dom dos sentidos.
Existem os sentidos básicos no ser humano, cada um destes capta as vibrações do mundo "presente" que o envolve devido à sua correspondência. As vibrações de natureza mais elevada (mais rápidas) cabem à visão, e assim sucessivamente, até a audição, que suponho que seja a de ondas mais lentas.

A arte é classificada em sete artes tradicionais, sendo que tenho conhecimento de que a poesia é uma delas. A emanação da arte e a dos sentidos são realidades da Criação. Ou será do próprio Criador? Sendo que "Assim como é em cima, é embaixo", suponho superficialmetne que ambas podem indicar um mínimo da Essência Cósmica. Ou nenhuma (visto que a natureza primordial do Todo é a Mentalidade,primeiro e primordial dos princípios herméticos). Em caso de nenhuma, não pode-se saber, nem mesmo num rápido lamparejo de consciência, quais seriam as características do Criador. E pondo-se em mente que "características", neste caso, é uma palavra de mínima abrangência e profundidade, demasiado limitada para categorizar concepções infinitas.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Aforismo

Analogias são bênçãos que nos permitem demonstrar várias espécies de acontecimentos complexos de um jeito simples.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Baseado na máxima de Oscar Wilde de que:

“O Livro da Vida começa com um homem e uma mulher. É o Apocalipse que o fecha”.

Analogamente, Adão e Eva representam o início de uma existência, um big-bang de um relacionamento, enquanto o Apocalipse está mentalmente impregnado na crença popular de que se trata de um derradeiro fim.

Trazendo esta questão para cada relacionamento entre um homem e uma mulher, vemos que pode-se, no universo particular de cada um, correlacionar a idéia de que a junção do ideal masculino e feminino de amor cria universos insulares.

São Universos, dentro do universo mental do ser humano, que é dentro do Universo de Deus (ou o Todo, se assim o preferir chamar). Mas devemos aqui observar uma questão essencial, de não fazer meras especulações. Uma personalidade suficientemente madura notará que a inter-relação macro-micro cosmos tende a embaraçar as reflexões mais juvenis.

A Religião, no sentido popular, é um conjunto de palavras desprovidas de sentido, embora obrigatórias. Essa obrigatoriedade ainda assim, não tem grande poder. Pode-se escolher qual delas obedecer ou não, e a confissão anual serve para livrar a carga emocional gerada pela gigantesca fraqueza do indivíduo.


Há ainda quem duvide de uma força motriz geradora e manetedora do Universo. Estes, representados por céticos e ateus convictos, são tarjados orgulhosamente de; aqueles que não acreditam. Mas sua falha é acreditar no próprio intelecto isoladamente acima de tudo, mera cópia de Grau finito do Todo, subjugando até mesmo forças muito superiores as quais não fazem a menor idéia de que existem.

A verdadeira Religião consiste em Dogma e Ritual, crença e prática, dois lados, no qual um representa a razão e o outro a fé. São análogos da Imaginação e Vontade na Magia.
A fé e a razão, cada uma com suas peculiaridades, uma apontando a luz e a outra podendo ver o objeto iluminado.

Voltando ao assunto em pauta, as almas suficientemente maduras perceberão o axioma hermético:

”Assim como é em cima, é embaixo”.

Verifica-se que o Universo Emocional criado não encontra-se num Universo dentro de outro, apenas, e sim uno com eles, porém, ao mesmo tempo distinto, sem deixar de ser uno enquanto distinto.

Estas proposições foram superficialmente relatadas, tendo estas idéias a ficarem abertas, ao momento.

Obs: Apocalipse se trata de revelação, mas tratei aqui de falar apenas do que está impregnado na cabeça das pessoas.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aforismo

Tudo é incerto. Tudo.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Refinamento

Falta-me refinamento para poder expressar, através destes símbolos que formam a língua portuguesa, e toda a linguagem, o puríssimo sentimento de realidade que percebo. O refinamento e conhecimento profundo dos símbolos é de extrema importância para dar formas ao pensamento bruto, tal qual o diamante bruto é lapidado para ter sua forma, o pensamento puro precisa ser modelado através dos símbolos conhecidos. Pouco conhecimento simbólico põe em cheque a qualidade do comunicar, aprender, perceber e trazer para a consciência pensamentos (ou aspirações a pensamento) das profundezas da mente.


Analisando a questão, é aparentemente impossível a tradução verbal-simbólica da realidade total. Quando falo em realidade total refiro-me ao todo, ao uno, que é todos os valores do momento presente, passado e futuro acessíveis ao indivíduo, seja pela percepção dos cinco sentidos ou as elaborações recomendadas pela mente, num conjunto que dá funcionamento a consciência humana. Mas há aqui um fato que não se deve negar nem esquecer, que normalmente nenhum dos cinco sentidos está funcionando em sua plena capacidade; questão de falta de desenvolvimento, herdada dos pais, falta de atenção ou confusões no órgão receptor das vibrações, ou qualquer outro motivo, que é pertinente.


E eis o porquê de serem demasiadamente limitados os textos que vem a seguir.