quinta-feira, 25 de junho de 2009

Baseado na máxima de Oscar Wilde de que:

“O Livro da Vida começa com um homem e uma mulher. É o Apocalipse que o fecha”.

Analogamente, Adão e Eva representam o início de uma existência, um big-bang de um relacionamento, enquanto o Apocalipse está mentalmente impregnado na crença popular de que se trata de um derradeiro fim.

Trazendo esta questão para cada relacionamento entre um homem e uma mulher, vemos que pode-se, no universo particular de cada um, correlacionar a idéia de que a junção do ideal masculino e feminino de amor cria universos insulares.

São Universos, dentro do universo mental do ser humano, que é dentro do Universo de Deus (ou o Todo, se assim o preferir chamar). Mas devemos aqui observar uma questão essencial, de não fazer meras especulações. Uma personalidade suficientemente madura notará que a inter-relação macro-micro cosmos tende a embaraçar as reflexões mais juvenis.

A Religião, no sentido popular, é um conjunto de palavras desprovidas de sentido, embora obrigatórias. Essa obrigatoriedade ainda assim, não tem grande poder. Pode-se escolher qual delas obedecer ou não, e a confissão anual serve para livrar a carga emocional gerada pela gigantesca fraqueza do indivíduo.


Há ainda quem duvide de uma força motriz geradora e manetedora do Universo. Estes, representados por céticos e ateus convictos, são tarjados orgulhosamente de; aqueles que não acreditam. Mas sua falha é acreditar no próprio intelecto isoladamente acima de tudo, mera cópia de Grau finito do Todo, subjugando até mesmo forças muito superiores as quais não fazem a menor idéia de que existem.

A verdadeira Religião consiste em Dogma e Ritual, crença e prática, dois lados, no qual um representa a razão e o outro a fé. São análogos da Imaginação e Vontade na Magia.
A fé e a razão, cada uma com suas peculiaridades, uma apontando a luz e a outra podendo ver o objeto iluminado.

Voltando ao assunto em pauta, as almas suficientemente maduras perceberão o axioma hermético:

”Assim como é em cima, é embaixo”.

Verifica-se que o Universo Emocional criado não encontra-se num Universo dentro de outro, apenas, e sim uno com eles, porém, ao mesmo tempo distinto, sem deixar de ser uno enquanto distinto.

Estas proposições foram superficialmente relatadas, tendo estas idéias a ficarem abertas, ao momento.

Obs: Apocalipse se trata de revelação, mas tratei aqui de falar apenas do que está impregnado na cabeça das pessoas.

2 comentários:

  1. Realmente, há sempre uma dúvida e até mesmo confusão quando religião e razão se encontram, e o fim da humanindade pode parecer perto ou incerto, mas de nada sabemos até que se prove o contrário.

    Bom blog!
    Sucesso!
    :**

    ResponderExcluir
  2. Assim como é dentro, é fora.

    ResponderExcluir